~HERDADE SERRA DO LOUREIRO~
 
   
         
História


Missão & Visão


Política Ambiental


Contactos
História
A Herdade da Serra do Loureiro teve a sua origem, segundo a tradição popular, no condado de Palma, que pertencia a Maria Cândida Ferreira Braga, Baronesa de São Romão, e José Maria dos Santos, seu marido e veterinário de profissão, mas também o maior lavrador da época, destacando-se na sua produção o maior sobral alinhado do mundo, cultivado no meio da vinha, para depois da colheita, explorar a cortiça, oriunda do sobreiro.
 
Aquando da sua morte, em 1913, e como único proprietário da Herdade de Palma, após a morte de sua esposa, a herdade foi entregue, por testamento, a D. Maria Cândida São Romão Posser de Andrade, sua única neta, fruto ainda do seu primeiro casamento, e a seu marido, José Maria Posser de Andrade.

Posteriormente, com a morte dos dois herdeiros, nas décadas de 20 e 30 do século passado, assumiram-se como herdeiros legítimos João São Romão Posser de Andrade, António S. Romão Posser de Andrade e José S. Romão Posser de Andrade, filhos do casal, cada um com terço da propriedade.

Em 1943, constituiu-se uma sociedade por quotas da Herdade – a Sociedade Agrícola da Herdade de Palma, mantida até 1959, data em que fora transformada em Sociedade Anónima.

Já em 1975, a Herdade tornou-se propriedade do Estado Português, através da sua nacionalização, mas, em 1993, voltou para a posse da família herdeira, ano da divisão da sociedade em várias parcelas pelos sócios accionistas à época, num total de dezanove propriedades, uma das quais entregue ao senhor engenheiro João Posser de Andrade, que, depois de um período de investimento e desenvolvimento da produção silvícola, vendeu a sua parte, a Herdade Serra do Loureio, à empresa ROSLAGSVIA, com sede em Viana do Castelo.