~HERDADE SERRA DO LOUREIRO~
 
   
         
Cortiça


Medronheiro


Pinhas


Medronheiro

O medronheiro é um arbusto ou uma pequena árvore, geralmente até 5 metros de altura, de folha persistente, cuja floração ocorre de Outubro a Fevereiro, dando fruto no final do Outono. Desenvolve-se em matagais, em montados de sobreiro e azinheira e em regiões rochosas, preferindo climas suaves, sem geadas fortes.

Em Portugal, o medronheiro cultiva-se como árvore de fruto e como árvore ornamental, podendo ser encontrado em quase todo o país. Os frutos, bagas redondas e carnudas, com uma ou mais sementes, amadurecem tornando-se vermelhas e apanham-se entre Novembro e Dezembro.

Os medronhos são conhecidos pela capacidade de provocar ligeira embriaguez e dor de cabeça a quem consome muitos, pois, quando maduros, possuem uma certa quantidade de álcool.

No que respeita aos seus usos medicinais, é reconhecido pelas suas propriedades adstringentes, diuréticas e anti-sépticas das vias urinárias, sendo utilizado o chá das suas folhas para baixar a tensão arterial. As folhas e as cascas são muito ricas em taninos e eram usadas para curtir peles. A sua madeira é apreciada para fabricar carvão vegetal.

Relativamente ao seu valor económico, este reside na produção de uma aguardente de excelente qualidade – a aguardente de medronho.